17/04/2014

CASA DA FLOR - GABRIEL DOS SANTOS


A história de um homem que seguiu os seus sonhos: Gabriel dos Santos. 



   A Casa da Flor é obra de arquitetura e escultura de "Seu" Gabriel dos Santos, nascido em 1893, filho de índia e ex-escravo e trabalhador nas salinas de São Pedro da Aldeia.
   Montada durante décadas, pelo acúmulo de restos, no dizer do autor “coisinhas de nada” – búzios, conchas e outros depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos e faróis de automóveis – a construção, ainda nas palavras de Gabriel, é uma “casa feita de caco transformado em flor”. Aparentemente insólita e bizarra, essa fabricação onírica “eu sonho para fazer e faço” tem efeitos visuais tão lindos e inesperados quanto os muros do Park Güell, de Antonio Gaudi em Barcelona. Trata-se, sem dúvida, de um traço vital da vertente popular e traumatizada de nossa arte.
   Com seu sonho realizado, seu Gabriel viveu ali sob luz de lamparina, até 1986, quando faleceu aos 93 anos. Em 2001 a Casa da Flor foi restaurada. Foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural(INEPAC)em 18.11.1987.


Atualmente a Casa da Flor está passando por uma nova reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. Lembramos que comentários com linguagens inapropriadas e quaisquer termos ofensivos serão retiradas.