E aí pessoal, como está o feriadão? Nesta segunda-feira é dia Tiradentes, mas você sabe quem foi ele? Já publicamos um artigo sobre esse herói nacional que lutou pelo Brasil.
A história de um homem que seguiu os seus sonhos: Gabriel dos Santos.
A Casa da Flor é obra de arquitetura e escultura de "Seu" Gabriel dos Santos, nascido em 1893, filho de índia e ex-escravo e trabalhador nas salinas de São Pedro da Aldeia.
Montada durante décadas, pelo acúmulo de restos, no dizer do autor “coisinhas de nada” – búzios, conchas e outros depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos e faróis de automóveis – a construção, ainda nas palavras de Gabriel, é uma “casa feita de caco transformado em flor”. Aparentemente insólita e bizarra, essa fabricação onírica “eu sonho para fazer e faço” tem efeitos visuais tão lindos e inesperados quanto os muros do Park Güell, de Antonio Gaudi em Barcelona. Trata-se, sem dúvida, de um traço vital da vertente popular e traumatizada de nossa arte.
Com seu sonho realizado, seu Gabriel viveu ali sob luz de lamparina, até 1986, quando faleceu aos 93 anos. Em 2001 a Casa da Flor foi restaurada. Foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural(INEPAC)em 18.11.1987.
Olá amigos, estamos iniciando uma série que vai retratar lugares de São Pedro da Aldeia de uma forma diferente: A arte simplificada ou imagens minimalistas.
Este projeto busca valorizar os monumentos, locais e cultura de nossa cidade. Iniciaremos com a Casa dos Azulejos, um patrimônio aldeense que está sofrendo com a depredação.
A casa foi construída em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para residência da família. Possui um conjunto arquitetônico com 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal com árvores frutíferas e belíssimo portal de onde se vê o pôr do sol. Enquanto viveu na casa, Feliciano Gonçalves recebeu diversos visitantes ilustres entre eles os Príncipes Imperiais Isabel e Gaston de Orleans. O imóvel está em uso particular, por isso a visitação deverá ser agendada com antecedência. Processo de tombamento provisório pelo INEPAC dos Bens culturais do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Sítio Histórico de São Pedro da Aldeia.
Às vezes achamos que ser um personagem de game é fácil: tem muitas vidas, dinheiro se acha na rua e por aí vai... Mas não é bem assim... A vida é muito mais complexa.
Em tempo: Adicionamos mais três videos. Divirta-se!
E pra encerrar, aquela que é o motivo de tudo isso: