01/06/2013

Keystone Kapers: Cinema mudo no videogame!



   Esse foi sem dúvida, um dos jogos para Atari 2600 mais vendidos no Brasil e era chamado popularmente de “Polícia e ladrão” ou “Ladrão no shopping” entre outras variantes. No jogo você é o oficial Kelly Keystone e tem de perseguir o fugitivo Harry Hooligan por uma loja de departamentos (ou seja, não se trata exatamente de um shopping) e foi escrito por Garry Kitchen, este que adaptou Donkey Kong para Atari e fez também o não tão conhecido Pressure Cooker e também criou um jogo chamado Activision Gamemaker (Ou Garry Kitchen’s Gamemaker) para o Commodore 64, que permitia criar jogos a partir do joystick, assim como o famoso Bart vs. the Space Mutants e Super Battletank.


   O jogo não foi exclusivo do Atari 2600 (lançado em 1983), além dele teve versões lançadas para o Atari 5200 (1984) e para os computadores Atari 8-bit (1983), Colecovision (1984) e MSX (1984). Confira screenshots de cada versão:


Atari 2600
Atari 5200
Atari 8-bits
Colecovision

MSX


Os filmes que deram origem

    Primeiramente, temos de voltar a 1912 para falar da empresa que fez os filmes, a Keystone Studios, fundada em 1912 e dedicado principalmente a comédia vaudeville, todos mudos (na época ainda não havia se estabelicido o cinema falado). Charlie Chaplin atuou primeiramente neste estúdio e acabou indo a falência em 1935 após a popularização do cinema falado.

    A série de filmes Keystones Cops foi criada por Marck Sennett e durou entre 1912 a 1917 e gerou a produção de rivais como Cops e The Goat (ambos com Buster Keaton). Os filmes contavam a história de policiais incompetentes que tentavam resolver os casos.


   O primeiro filme foi Hoffmeyer’s Legacy (O Legado de Hoffmeyer, 1912) considerado perdido. Um ano depois foi lançado The Bangville Police (A Polícia de Bangville, 1913) que foi o primeiro sucesso da série, que pode ser visto no Youtube.
   
   No mesmo ano, teve o lançamento de The Gangsters (Os Gangsters, 1913) e também Barney Oldfield’s Race for a Life (A corrida pela vida de Barney Oldfiled, 1913) e Mabel’s New Hero (O novo herói de Mabel, 1913).

   Em 1914 tivemos Making a Living (Tornar a viver, 1914) com participação de Charles Chaplin e Tillie’s Punctured Romance (O romance puncionado de Tillie, 1904) também com Chaplin, é a primeira aparição de Carlitos, ainda chamado simplesmente como Charlie, In the Clutches of the Gang (Nas garras da gangue, 1914) e fechando o ano, The Noise of Bombs (O Barulho das Bombas, 1914). No seu derradeiro ano foram lançados Love, Loot and Crash (Amor, saques e batidas, 1915).

   A personagem Mabel volta a estar no título em em Wished on Mabel (Desejo sobre Mabel, 1915) e o último filme foi Love, Speed and Thrills (Amor, velocidade e emoções, 1915).
   
   Quarenta anos depois, a dupla de comediantes Abbot & Costello faz o filme Abbott and Costello Meet the Keystone Kops (Abbott e Costello encontram os Keystone Kops, 1955), a única vez em que Kops é escrito com “K”, filme que conta com a aparição de Mark Sennett, diretor da série clássica, este também foi usado como base para o jogo, afinal é Keystone Kapers, um trocadilho com Capers que quer dizer travessura.



Fontes:

Wikipedia, IMDB, AtariAge e MobyGames

Veja nos links abaixo os vídeos no YouTube:

Barney Oldfield’s Race for a Life: https://www.youtube.com/watch?v=IIlxyiolQn8
Tillie’s Punctured Romance: https://www.youtube.com/watch?v=hzHH9bP-Vgo
Abbott and Costello Meet the Keystone Kops: https://www.youtube.com/watch?v=EkxuCisnNZM

Podemos assim dizer que Keystone Kapers foi o primeiro game baseado no cinema.

Gostou? Deixe seu comentário. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. Lembramos que comentários com linguagens inapropriadas e quaisquer termos ofensivos serão retiradas.