Gostaria de dedicar esta publicação ao meu primo Rodrigo Machado, que junto com a família, conseguiu nos mostrar que não há barreiras para alcançarmos o que queremos, basta lutar, sair da "posição de conforto". Parabéns primo!
Prefeitura será parceira da APAE para melhorar as condições de atendimento aos usuários da instituição
O prefeito de Niterói recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (21.11), Rodrigo dos Santos Machado, que tem Síndrome de Down e é usuário da APAE Niterói. Por meio de uma rede social, o rapaz fez um pedido de ajuda à instituição e solicitou um encontro com o prefeito por meio de uma foto postada com os dizeres “Rodrigo Neves, fala comigo?”. O pedido foi atendido e Rodrigo, ao lado dos pais, de um irmão, de um primo e da presidente da APAE, Norma Pires, entregou pessoalmente ao prefeito uma lista com reivindicações para melhoria do atendimento na entidade.
Um dos pedidos do rapaz, de 32 anos e morador do Caramujo, é em relação ao fechamento do núcleo de cursos profissionalizantes que a APAE mantinha no bairro Viçoso Jardim. O encerramento das atividades da unidade foi uma das conseqüências da grave crise financeira da instituição, que não recebeu repasses da prefeitura em 2011 e 2012. Este ano, o novo governo retomou o convênio com a Apae, que recebe mensalmente R$ 71 mil da Secretaria Municipal de Saúde.
Na conversa, Rodrigo, que se tornou uma espécie de porta-voz da entidade, se mostrou muito satisfeito em ter sido recebido pelo prefeito e explicou que está na Apae há 20 anos. “Gosto muito de estudar”, disse ao prefeito. De acordo com o pai do rapaz, Umbergue Machado, o filho vem lutando para que a APAE possa dar melhores condições de atendimento aos usuários.
O prefeito destacou que a administração municipal irá ajudar a APAE no que for necessário. “Conheço bem a APAE e tenho conhecimentos dos problemas graves que a instituição passou nos últimos dois anos. Quando assumi a prefeitura, solicitei à Secretaria de Saúde que retomasse o convênio com a APAE, que já está recebendo repasses mensais”, afirmou.
Outras iniciativas da prefeitura para auxiliar a APAE serão a implantação de uma sala de informática na instituição, a cessão de equipamentos esportivos e obras para melhoria da quadra de esportes, que serão realizadas pela Fundação Municipal de Educação. O chefe do Executivo municipal solicitou também à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que estude de que forma o núcleo profissionalizante da instituição no Viçoso Jardim possa ser reativado para beneficiar os usuários da APAE.
Foto: Luciana Carneiro
Fonte: Site Prefeitura de Niterói.
E você? Já pensou como você pode mudar o mundo?